Escolhendo Lugares Diferentes para Fotografar


Bom, primeiro eu vou de falar de um assunto que todos podem tirar proveito, iniciantes e profissionais, que é: como escolher lugares diferentes para fotografar. As dicas são um pouco voltadas para a escolha de locações para ensaios, mas se você não tem preferência de fotografar pessoas, pode também utilizar as dicas para escolher os lugares e aproveitar para fotografar os próprios lugares e seus detalhes de um jeito diferente.

1. Conheça bem sua cidade

Essa primeira dica parece BEM óbvia, mas não é. Às vezes a gente acha que conhece tudo na nossa cidade, principalmente se for uma cidade pequena, mas às vezes desconhecemos um determinado cantinho especial.
O primeiro passo é observar a sua cidade. Quando estiver passando de carro ou de autocarro, procure olhar bem à sua volta, olhe para baixo, para cima, além das esquinas, para becos e portões. Pode ser que você esteja passando todos os dias ao lado de um lugar incrível para fotografar e nem saiba.
Procure na internet dicas de fotógrafos online sobre objectos que você deve fotografar e locais bonitos.

2. Explore os lugares comuns, de um jeito diferente

Ao visitar lugares mais comuns, como pontos turísticos mais batidos, procure cantos, detalhes, ângulos que você nunca viu, ou ainda, que você consiga fazer uma foto que as pessoas olhem e digam “Nossa, que lindo! Que lugar é esse?” E aí, você surpreende dizendo “É o lugar tal” e as pessoas vão ficar todas: “Meu deus, mas eu nunca vi esse lugar” E é aí que o seu olhar de fotógrafo faz as suas fotos sobressaírem.


3. Procure novos lugares para fotografar

Quando moramos numa cidade turística, como Petrópolis ou o Rio de Janeiro, ficamos meio presos aos lugares bonitos que todo mundo fotografa: Palácio de Cristal, Catedral, Quitandinha, Cristo Redentor, Jardim Botânico.
Porém, existem lugares tão bonitos quanto esses, de médio a pouco conhecidos, mas que são geralmente lugares que as pessoas não pensariam em fotografar. É aí também que você pode fazer a diferença.
Meu exemplo: Orquidário Binot – é um lugar que vende plantas. Em qualquer parte do Brasil, quem cria orquídeas, conhece. Mas alguém vai pensar em fazer uma sessão  fotográfica lá? 

Se você já fotografou os lugares óbvios e os não óbvios, procure se inteirar de pequenas pousadas, ateliês de artistas, restaurantes em meio à natureza, museus, igrejas, além de lugarejos fora da sua cidade, mas ainda próximos. Todos esses lugares podem esconder um jardim, uma cachoeira, um bosque que podem render fotos maravilhosas e até servir de locação para um ensaio.

4. Reserve tempo para fotografar


Se você visitar um lugar com o intuito de observar e aprender, reserve uma manhã ou tarde para isso, leve suas coisinhas arrumadinhas, leve um lanchinho, água, até um livro, quem sabe, para ler quando se cansar de fotografar ou quiser fazer uma pausa. Torne isso uma experiência diferente, não é um trabalho. Vai ser muito mais gratificante e você vai render mais.
5.Ter lata para fotografar
Não fique com vergonha de fotografar ou pedir para fotografar em lugares que não são obviamente fotografáveis, como propriedades particulares. Se for o caso, ligue antes, fale com alguém, converse, explique, veja se não tem nenhum impeditivo. É muito melhor do que ter que ficar se escondendo para fazer as fotos ou depois ser chamado atenção quando já estiver lá. Já aconteceu comigo de eu estar fotografando sozinho em uma área que eu não sabia que não podia ser fotografada, pediram para parar e não foi nada bom. Era um lugar que eu adorava ir para estudar fotografia, vários assuntos!
6. Faça anotações para voltar àquele lugar depois
No caso de ser um lugar muito grande, ou de ser uma primeira visita a um lugar que você queira retornar depois, faça anotações num caderno como data, hora, impressões sobre a luz no local, lugares e detalhes que faltaram fotografar, ideias para próximas sessões e o que mais você achar que deve! Anotações são sempre bem-vindas!


Obs: Como já deveriam ter reparado nas minhas ultimas postagens eu tenho vindo a falar sobre a minha experiência e sobre o que "faço" ou "deixo de fazer", interferir também a minha experiência nas postagens. Espero que não se importem.
- Por Favor, Avalie a postagem deste conteúdo, comente para sabermos a sua opinião e partilhe o site para todos os seus amigos, familiares e conhecidos. Obrigado.

0 comentários:

Enviar um comentário